Para que servem essas torres?

Warka Water pode ser a saída para a escassez de água em determinadas regiões


O designer industrial Arturo Vittori inventou uma torre que pode proporcionar mais de 95 litros de água potável por dia a aldeias remotas de todo o mundo.

A escassez de água na África afeta mais de 1 bilhão de pessoas, principalmente a Etiópia. Para tentar acabar de vez com esse problema o designer Arturo Vittori criou a chamada Warka Water (nomeada a partir de uma figueira nativa da Etiópia).

A estrutura simples e de baixo custo, contém um invólucro exterior rígido de 9,15 metros de altura que é composto por hastes leves e elásticas, colocadas em um padrão que oferece estabilidade em face de rajadas de vento forte, mas que permite que o ar flua. As gotas de orvalho são captadas por fios de nylon que paira dentro da torre.

Os moradores da Etiópica precisam andar durante seis horas até o rio ou fonte de água mais próximo de sua casa, e quando chegam la não é possível saber se a água é de qualidade e se está contamina ou não. Com essa torre os moradores não precisam caminhar todo esse tempo para encontrar água enquanto poderiam estar fazendo outras atividades, e não precisam de preocupar com a qualidade da água já que a água vem diretamente do ar, com isso desde que a torre e o tanque estejam limpos não haverá problemas com contaminação.

Cada torres tem um custo aproximado de US$ 500, cerca de R$ 1.100, e se for produzida em massa o preço será ainda menor. “Não é apenas a incidência de doenças que estamos tentando diminuir. Muitas crianças etíopes de aldeias rurais passam várias horas por dia buscando água, tempo que poderiam investir em atividades mais produtivas e em educação”, diz Vittori.

Warka Water sendo exibida em uma feira de ciências em Paris, 2013



Será essa a solução para o problema de escassez de água na África ou em tantas outras regiões do planeta? Deixe sua opinião nos comentário.


COMPARTILHE:

+1