Nas alturas

Pesquisadores da USP estão desenvolvendo um veículo aéreo não tripulado para observar principalmente o intenso trânsito da Capital de São Paulo, mas a uma previsão de o veículo também possa ser usado para monitoramento de enchentes e as áreas dominada pelo tráfico de drogas.

O veículo pesa 2 kg, e pode sobrevoar uma altura de 150 metros.

Quem vive em cidade grande sabe como é complicado pegar aquele trânsito tão indesejado por todos, muitos motoristas são pegos de surpresa pelo intenso tráfego de veículos e também por enchentes.

Pensando nisso pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram um veículo aéreo capaz de transmitir em tempo real notícias de como anda o trânsito para motoristas e órgãos públicos.


“A intenção é coletar os dados e transmiti-los em tempo real para os computadores ousmartphones que ficam no solo”, afirma Ueyama idealizador do projeto.


O grupo de pesquisadores pegou um microcóptero de fabricação alemã e adaptaram totalmente para poder atender as necessidades do grupo. Os pesquisadores acoplaram ao veículo uma câmera de alta definição, sensores, um microcomputador (do tamanho de uma caixa de fósforos), bateria e sistema de transmissão de dados de alta velocidade (de 54 megabits por segundo). 




O microcóptero também poderá ser usado como uma espécie de monitor de áreas onde o tráfico de drogas está presente. “Como o equipamento é silencioso (movido a bateria) e alcança grandes alturas, pode ser confundido com um pássaro e passar despercebido, ficando livre para fazer filmagens, obter fotografias e ajudar no monitoramento dessas áreas”, explica o pesquisador. [FONTE]
COMPARTILHE:

+1